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Encerrado

Aprendizagem da Natação e Natação de Alto rendimento

Local: Av. João Pessoa, 6754 - Parangaba, Fortaleza - CE

Data: 17 e 18 de junho de 2023

Horário: 08hs às 17hs

Carga Horária: 20 horas

Encerrado
De: R$ 280,00

APRENDIZAGEM DA NATAÇÃO

O ser humano, o contato com o meio aquático, pode atuar como recurso de sobrevivência e/ou de subsistência, porque desce o útero materno há uma relação com a água. No desenvolvimento intrauterino, o reflexo natatório é formado, porém a aprendizagem do nado exige alguma maturação neurológica e emocional para poder dominar este meio, afirma Velasco (1994). Segundo Damasceno (1992), o meio líquido é bom para o exercício corporal, pois proporciona uma série de posições diferentes para vivenciar o corpo e entender que sem desenvolvimento da estruturação do esquema corporal, torna-se impossível aprender a nadar.

Ao longo dos últimos anos, está havendo uma importante valorização das pessoas sobre o conceito da prática da atividade física durante o seu tempo livre. De acordo com Miquel (1990), pessoas com idade entre 15 e 60 anos concordam quanto à importância de comportamento ativo, superando mais da metade da população. Contudo, a frequência à prática da atividade não é regular, de acordo com a época do ano. Existe quase um quinto de praticantes que são ativos somente no período de verão (quando se refere à atividade aquática), e entre os restantes que realizam durante o ano inteiro é variável. Parece existir uma estacionalização das atividades, sendo que as mesmas estão muito ligadas aos períodos de descanso dos praticantes. Esta situação mostra os aspectos que devem ser considerados no planejamento e desenvolvimento destas atividades, como por exemplo: buscar diversão; sair da rotina habitual; evadir as tensões; realizar atividades não-obrigatórias e esporádicas.
As motivações gerais existentes à sua realização podem ajudar a ter uma visão mais clara neste sentido. Estudos realizados indicam que a atração pelo movimento, junto com a diversão experimentada com a atividade, são as motivações principais de quase dois terços da população praticante. No entanto, a ligação entre a busca de relação social e o interesse pela atividade física em si mesma; podem incluir um percentual de 90% dos praticantes do chamado esporte de tempo livre, afirma Ibañez (1986). Entre todas as formas de recreação esportiva, as praticadas na água estão apresentando um ápice especial nos últimos tempos, pois são realizadas em espaços muito diferentes dos tradicionais, de acordo com a criação de novos espaços ativos. E neste momento, não se quer referir, a aquelas que necessitam algum tipo de implemento para sua execução, mas sim aquelas que requerem a introdução do sujeito na água.
Segundo Pérez (1990), a pratica da natação é uma das principais atividades físicas para todas as idades, tendo em vista sua excepcional característica de facilitar a sensível auto adaptação do esforço à capacidade de cada um dos seus praticantes, pois no meio líquido não existe a força gravitacional, na atividade de natação, por exemplo, é quase nula. Ações violentas são impedidas, favorecendo movimentos amplos e prolongados. A pressão da água sobre o corpo oportuniza a percepção corporal dos benefícios da prática da natação. Esta percepção depende não apenas da técnica ou do preparo físico, pois desde a imersão, entram em funcionamento os centros termorreguladores do hipotálamo, provocando uma aceleração da respiração e circulação, e consequentemente, uma maior oxigenação do sangue, da nutrição geral dos tecidos a excitação do sistema nervoso. A natação proporciona a melhoria de qualidades físicas básicas como: equilíbrio, flexibilidade, resistência muscular, coordenação, resistência aeróbia e velocidade. Contudo não se pode esquecer de outros benefícios proporcionados, como o bom humor, integração à vida social, motivação, auto estímulo e apreciação da vida.
A recreação realizada no meio aquático, em particular, pode contribuir para outras atividades na formação físicas das pessoas, contribuindo para a melhora na sua qualidade de vida. A busca de novas práticas na água é uma necessidade devido a intenção de melhorar o “produto”, desencadeando uma busca de aperfeiçoamento. Neste processo de qualificação, algumas atividades aquáticas tornam-se menos procuradas, condicionadas a muitas ocasiões no meio (espaço das instalações: tamanho adequado da piscina, temperatura da água, materiais e equipamentos), dificultando a sua regularidade. Existe um desconhecimento das necessidades e dos interesses reais dos praticantes, resultando num desinteresse quanto as atividades aquáticas, principalmente as recreativas. Portanto, é importante, esclarecer argumentações quanto à difusão da recreação na água e dos benefícios que a mesma pode proporcionar, se forem as aulas bem planejadas, podendo ser citadas: maior promoção de atividades aquáticas recreativas entre a população, orientar a prática de acordo com o público diferenciado, sensibilizar os praticantes para que realizem este tipo de atividade, mostrar as vantagens referentes às entidades e organismos vinculados à realização de atividades aquáticas, potencializar as infraestruturas dos espaços aquáticos existentes, para a pratica da recreação; oferecer uma formação aos professores mais especializada para este tipo de atividade em diferentes níveis de aprendizado.
Pérez (1990) relata que o mundo da atividade física não é distante a estes problemas e que as atividades aquáticas, neste caso, não ficam de fora. Há muitos anos que profissionais estão preocupados com o tema em diferentes campos de incidência das atividades aquáticas seja ele competitivo, utilitário, recreativo, entre outros. E um que sempre permanece indiferente, utilizando-se somente da teoria é a chamada natação para aprendizagem, pois a mesma está estagnada. Os profissionais da área frequentemente realizam pesquisas e publicam as descobertas em jornadas, congressos e seminários, porém na aplicação prática sempre, ou na maioria dos casos, não se percebe uma melhora significativa. Pode-se afirmar que as causas desta situação são acúmulos de circunstâncias, como por exemplo: falta de estrutura física, falta de programas de aprendizagem, falta de incentivo na qualificação dos profissionais. Alguns problemas são atenuados, mas os programas aquáticos quase sempre são generalizados, não diferenciando a natação de aprendizagem para a natação de condicionamento físico.
Outro fator relevante é que o professor vinculado ao meio aquático se depara muitas vezes com a natação utilitária (nados de sobrevivência: cachorrinho, mergulho, peito invertido) que se confunde com a natação dos estilos competitivos (crawl, costas, peito e borboleta). Porém, não se deveria ensinar apenas os quatro estilos, mas também oferecer técnicas que contribuíssem para um desenvolvimento de nados de sobrevivência. Esta problemática anterior tem como base à formação dos professores, a qual é dirigida a um esporte concreto que não permite aprofundamentos ou inovações em temas mais complexos, impossibilitando a criação de programas educativos com diferentes objetivos sem ser imediatista. Neste sentido, os objetivos da Educação Física de base (das habilidades, das destrezas, das qualidades físicas, dos esportes, do treinamento, da recreação, e da reabilitação) são opções que necessariamente não precisariam estar ligadas ao saber nadar ou a natação de competição, mas sim na formação integral do ser humano. O trabalho da natação educativa continua com várias dificuldades, alguns são considerados básicos (atuação do profissional, espaço físico, influência familiar) e outros são mais recentes como os programas em geral. É necessário salientar que as dificuldades somente serão sanadas, se em primeiro lugar reconhecer os fatores de falha, para de forma sistemática corrigir os mesmos.
Esta prática aplicada com objetivo de um trabalho educativo, buscando a aprendizagem em si através de diferentes situações vividas no meio aquático, oportuniza novas possibilidades de trabalho com novas propostas didáticas, tornando mais atrativo o desempenho das tarefas no meio aquático, tanto para os profissionais como para os praticantes.
A primeira atividade aquática a ser desenvolvida foi a natação, afirma Damasceno (1997). Já Santos (1996), enfatiza que o planeta Terra, geograficamente é cercado de água, conduzindo a relação do ser humano com este tipo de meio, tanto para a sobrevivência (meio de refúgio) e subsistência (meio de alimentação). No primeiro momento, para refugiar-se dos animais, após para alimentar-se e para deslocar-se com as embarcações, nas atividades de lazer ou terapêuticas como os banhos da Roma antiga. E na convivência com este meio, foi necessário oportunizar situações e condições que garantissem, uma maior permanência do homem nesta prática, como também um melhor e mais adequado deslocamento neste meio. Atualmente, os problemas com o ambiente aquático persistem, reformulados ou com inovações dos tempos modernos, a resolução é tarefa árdua, mas é sabido da importância das atividades aquáticas como um meio de formação importante para o ser humano.
A natação é um dos esportes mais primitivos, através dele o homem muitas vezes fugia de animais, caçava e também se divertia. O nadar é uma das atividades mais inatas do homem, pois por meio do instinto e da sua observação em animais pode ter aprendido a ação de propulsão e sustentação na água de acordo com Massud e Corrêa (2001). É um esporte praticado desde a Grécia Antiga por tanto ele surgiu com a humanidade a mais ou menos 2400 anos neste sentido o ato de nadar pode ter contribuído na luta evolutiva do homem a ponto de ser tão valorizado na prática, que os gregos comparavam ao ato de saber ler, a fim de identificar quando um indivíduo era considerado educado.
A natação é um esporte diferenciado, pois sua prática oportuniza a todas as faixas etárias, ou seja, do bebê a terceira idade no sentido de alcançar diversos objetivos como se pode citar: aprendizagem, sobrevivência, manutenção da saúde, terapia, competição e lazer. A natação competitiva atualmente é praticada por quatro estilos: Crawl, Costas, Peito e Borboleta também com seus objetivos específicos para testar a capacidade adaptativa e a superação do homem afirma Massud (2001). A natação é controlada mundialmente pelas regras da FINA, a qual foi fundada em 1908, e que dirige também outras modalidades aquáticas.
Para compreender-se a natação é preciso analisar a sua inserção em diferentes estruturas sociais, possibilita identificar detalhes específicos desta atividade como da própria sociedade onde está inserida, bem como, articular seus diversos sentidos com a dinâmica social do seu tempo. A legitimidade de estudos nessa linha contribui para o desenvolvimento do conhecimento sobre a cultura na sociedade, e, mais especificamente, para as pedagogias críticas da Educação Física que se apoiam na história para entender sociologicamente os processos sociais.
A natação é um esporte diferenciado, pois sua prática oportuniza a todas as faixas etárias, ou seja, do bebê a terceira idade no sentido de alcançar diversos objetivos como pode-se citar: aprendizagem, sobrevivência, manutenção da saúde, terapia, competição e lazer.
Portanto, este curso se justifica pela sua importância na formação e qualificação profissional no ambiente aquático, como também a atender a escassez de mercado.

OBJETIVO

Promover aos profissionais de Educação Física e acadêmicos teorias e vivências para atender o público desde a Infancia até o adulto na aprendizagem da Natação, para maximizar os benefícios e reduzir os riscos impostos pelo ambiente aquático a estas faixas etárias;
Fornecer informações, conhecimento e vivências aquáticas que possam auxiliar o desenvolvimento dos acadêmicos e profissionais com relação à teoria e a prática deste meio ambiente, como também reconhecer os benefícios da atividade;
Orientar os participantes na construção do planejamento didático-pedagógico para Aprendizagem da Natação;
Oportunizar aos alunos e profissionais de Educação Física a experiência de trabalhar em equipe auxiliando no processo de formação acadêmica e experiência profissional;

NATAÇÃO ALTO RENDIMENTO

A nataçao é um esporte que surge por questões de sobrevivência e obervação de animais nos primordios da humanidade, porém, a sua evolução, sempre se deu a partir do esporte, da competição, e o maior motor propulsor dessa arte é a busca insessante pela velocidade, ou seja, nadar mais rápido.
A natação como atividade de performance pode ser considerada uma ciência. Os treinadores de natação e atletas da modalidade conseguem experimentar situações que só o meio aquático consegue proporcionar ao treinamento desportivo, por isso, os recursos e métedos de se adquirir performance na natação podem ser inesgotáveis.

Caberá assim ao treinador entender as dinâmicas da modalidade, se respaldar teoricamente para ter uma prática segura e eficaz no sentido de ganho de performance.

Nada adiantaria ter a melhor estrutura e o melhor planejamento, se o setor de atividades aquáticas não tiver pessoas qualificadas e atualizadas com o que há de mais moderno no ensino da natação.

A última coisa que um treinador deseja é uma piscina cheia de atletas infelizes e frustrados que temem temem desistir do esporte porque não conseguem mais evoluir e performar, o treinamento sempre deve ser progressivo.

Logo a figura do treinador na preparação do atleta é o grande fio condutor para que o talento esportivo consiga performar em alto nível. Essa relação deve ser de crescimento mútuo, ambos se atrapalhem o mínimo possível e se ajudem o máximo possível.

OBJETIVO:

Capacitar e treinar profissionais e estudantes de educação física a entenderem o processo básico do treinamento de natação em alta performance. E proporcionar a experiência da prática profissional de treinador de natação, utilizando estratégias baseadas em vovências práticas e empregando atividades de Metodologias Ativas;

Habilitar o cursista a entender o processo básico de treinamento.

 

 

Programação:

08h00 - Início das aulas

10h00 - Intervalo (20-30 min)

10h20 - Retorno a aula

12h -  Intervalo para o almoço

13h30 - Início do período da tarde

15h - Intervalo (20-30 min)

17h - Término

 

CONTEÚDO DO CURSO

 

DATA: 17 DE JUNHO DE 2023

PROFESSORA: DORALICE ORRIGO DA CUNHA

APRENDIZAGEM DA NATAÇÃO

Ambientação ao meio líquido;
Flutuação;
Nado de Crawl;
Nado de Costas;
Nado de Peito;
Nado Borboleta:
Saídas e viradas;
Etapas metodológicas
Planejamento
Ferramentas de coaching

 

DATA: 18 DE JUNHO DE 2023

PROFESSOR: JEFFERSON LIMA

NATAÇÃO ALTO RENDIMENTO

Breve histórico da natação competitiva;
Como surge?;
Como se desenvolve?;
Grandes nomes da natação mundial;
Natação no Brasil;
Grandes nomes da natação brasileira;

Natação de base
Quando começar?;
Escolinha de natação;
Currículo mínimo por faixa etária;
Períodos sensíveis do desenvolvimento humano.
Princípios do treinamento desportivo
Princípio da Individualidade Biológica;
Princípio da Adaptação;
Princípio da Sobrecarga;
Princípio da Especificidade;
Princípio da Continuidade e reversibilidade;
Princípio da Interdependência Volume x Intensidade;
Princípio da treinabilidade;

Treinamento de alta performance nas categorias infantil a sênior
Olhar clínico do treinador;
Divisão da equipe em grupos homogêneos;
Uso de implementos;
Periodização do treinamento.
Nível de desempenho Esportivo;
Nomenclaturas importantes;
Polimentio e competição;

 

Programação:

08h00 - Início das aulas

10h00 - Intervalo (20-30 min)

10h20 - Retorno a aula

12h -  Intervalo para o almoço

13h30 - Início do período da tarde

15h - Intervalo (20-30 min)

17h - Término

 

 

dora

Dra. Doralice Orrigo da Cunha

  • Doutora pela Universidade de León, ES
  • Especialista em Técnica de Natação pela UFRGS
  • Possui MBA em Gestão de Pessoas (FGV)
  • Especialista em Psicologia do Esporte (IBRA)
  • Especialista Novas Tecnologias Educacionais (IPEGIM) e graduada em Educação Física
  • Coaching esportivo
  • Autora Caderno de Natação 289, ULBRA, RS
  • Avaliadora de revistas científicas e autora de prefácios em livros aquáticos
  • Coordenadora de curso superior de Educação Física
  • Coordenadora Pedagógica do projeto Esporte em 3 Tempos da SESPORTE, CE.

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8465313477185736


jefferson lima

Esp. Jefferson Lima

  • Graduado em Educação Física em 2006.2 – UECE;
  • Pós Graduado em Treinamento Desportivo – UECE;
  • Mestrando em Ciência do Desporto – UTAD-PT;
  • Head Coach de Natação no Ideal Clube desde JAN/2022;
  • Treinador de atleta olímpico (LUIZ ALTAMIR) desde JAN/2022;
  • Treinador de alto rendimento em Natação desde 2010;
  • Treinador de alto rendimento em polo aquático de 2007 a 2022;
  • Docente Universitário do curso de Educação Física da Fametro (ano de 2010), da UFC/IEFES (2013 e 2014) e na Estácio (2015 a 2021);
  • Coordenador de curso de graduação e pós-graduação na Estácio (2017 a 2021);
  • Coordenador de Esportes Aquáticos no Náutico – (2010 a 2017)

 

 

INVESTIMENTO:

 VALOR PROMOCIONAL DE LANÇAMENTO

1º LOTE - 20 PRIMEIRAS INSCRIÇÕES:

150,00 reais (à vista)

170,00 reais (cartão 3x sem juros)

 

FORMAS DE PAGAMENTO:

À vista (pagamento realizado em boleto bancário pelo sistema ASAAS)

asaas

Cartão de Crédito ( 3x s/ juros)

O aluno poderá optar por mais parcelas, mas haverá juros da operadora do cartão.

pag seguro

DATAS E LOCAL

 

DATA: 17 DE JUNHO DE 2023

PROFESSORA: DORALICE ORRIGO DA CUNHA

APRENDIZAGEM DA NATAÇÃO

 

DATA: 18 DE JUNHO DE 2023

PROFESSOR: JEFFERSON LIMA

NATAÇÃO ALTO RENDIMENTO

 

LOCAL: SESI PARANGABA

Av. João Pessoa, 6754 - Parangaba, Fortaleza - CE.
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Vantagens de ser Aluno Gestão Mix:

Os alunos da GESTÃO MIX possuem vantagens exclusivas para facilitar ainda mais sua vida acadêmica e o desenvolvimento profissional.

  1. Corpo docente altamente qualificado;
  2. Excelentes estruturas físicas;
  3. Certificado reconhecido em todo território nacional;
  4. Acesso ao ambiente virtual - Site Gestão Mix;
  5. Material didático disponível em ambiente virtual vitalício;
Contato
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