Local: SESI da Parangaba - Av. João Pessoa 6754 - Parangaba
Data: 17 de Fevereiro à 08 de Abril
Horário: 08:00 às 18:00
Carga Horária: 180 horas
Treinamento de capacitação para os profissionais da Promoção da Saúde do SESI a fim de desenvolver competências nos coloboradores do SESI e atualizar as metodologias, com o intuito de padronizar os atendimentos nas modalidades: natação, hidroginástica e musculação, bem como ampliar a capacidade de atendimento às necessidades especificas do cliente, como: pessoas com deficiência, bebê, crianças, jovens, adultos e idosos.
CURSOS E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1. Natação para Bebês
O bebê e o seu desenvolvimento
Programa Aquático para Bebês
Práticas de aulas
Didática e Planos de Aulas
2. Natação Infantil I
A criança e a atividade aquática
Natação Lúdica e Temática como meio de aprendizagem
Didática e organização de conteúdos
Avaliação
Aprendizagem e Iniciação à Natação
Didática e organização de conteúdos
Laboratório de exercícios educativos e funcionais na natação
Criação de aulas eficientes na natação
1. Natação Adulto
Atendimento
Aprendizagem e Aperfeiçoamento
Técnica dos Quatro Nados
Níveis: iniciante, intermediário e avançado
Elaboração de Treinamento
Gestão do Departamento Aquático
2. Natação de Alto Rendimento
Planejamento
Fontes Energéticas
Desenvolvimento do Treinamento
Ementa
Apresentação e análise do escopo da natação adaptada, que envolve a participação de pessoas com deficiências em programas de atividades aplicadas as atividades aquáticas. Definição de população que apresenta deficiências. Terminologia e classificação dos diferentes tipos de deficiências e/ou limitações. Conceituação e características anátomo-fisio-psico-neurológicas de deficiência visual, deficiência auditiva, deficiência intelectual e deficiências motora.
Conteúdo Programático
Atividades aquáticas aplicadas à diversas deficiências: visuais, auditivas, intelectuais e motoras
Definição
Etimologia
Classificação e características de crescimento físico
Desenvolvimento motor.
Programas de atividades aquáticas aplicadas à diversas deficiências
Aula prática com alunos convidados.
1. QUALIDADE DAS INFORMAÇÕES
Testar, medir e avaliar
Validade
Erros de medidas
Valores de referência
Delineamento dos programas de avaliação
2. ANTROPOMETRIA
Recursos utilizados
Padronização das medidas antropométricas
3. COMPOSIÇÃO CORPORAL
Meios e métodos
Dobras cutâneas / Bioimpedância
Ultrassom
Somatotipologia e Somatometria
Modelos de análise
Fracionamento do peso corporal
Procedimentos de medidas indiretas
Procedimentos de medidas duplamente indiretas
Equações preditivas antropométricas
4. AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE HABITUAL
Dispêndio energético
Estimativas sobre o dispêndio energético
Técnicas de medidas da atividade física
5. AVALIAÇÃO DOS ASPECTOS FUNCIONAIS
Testes ergométricos e de campo
Consumo máximo de oxigênio
Protocolos de carga máxima / submáxima e de campo
6. AVALIAÇÃO DO SISTEMA MUSCULOARTICULAR
Implicações relacionas à força e à flexibilidade
Avaliação da força e da flexibilidade
7. ELABORAÇÃO DE LAUDOS PARA ENTREGA DE RESULTADOS E PRESCRIÇÃO DO EXERCÍCIO
Criação de modelos de laudo técnico, fisiológico e prescritivo das avaliações
Interpretação dos resultados
8. GESTÃO DA AVALIAÇÃO FÍSICA
Bases biomecânicas do movimento;
Análise mecânica do movimento;
Considerações musculares e neurológicas do movimento;
Análise cinesiológica e biomecânica sobre os membros inferiores, superiores e tronco nos movimentos da musculação.
Apresentação
Introdução ao curso;
Introdução a hidroginástica;
Histórico da hidroginástica;
Conhecendo nossos alunos;
Propriedades Físicas da água;
Posições Básicas da hidroginástica;
Princípios do treinamento;
Definição dos tipos de treinamento;
Modelo e Planejamento de Aula;
Alinhamento Postural;
Equipamentos aquáticos e Ações musculares;
Musicalidade;
Execução de movimento;
Diferentes tipos de aula;
Modelos e planejamento de aula e percepção subjetiva de esforço;
Populações especiais.
Conceituação de Treinamento de Força (Funcional x Musculação Tradicional)
A aplicação de diferentes estratégias de treinamento para a melhoria das condições de saúde e desempenho
Compreensão dos fenômenos adaptativos envolvidos na produção e no desenvolvimento da força motora.
Compreender os mecanismos fisiológicos (neurais e morfológicos) responsáveis pela produção da força motora e suas diferentes manifestações,
Compreender os diferentes níveis de adaptação que ocorrem no organismo humano submetido ao treinamento de força
Compreender as adaptações neuromusculares provenientes de diferentes estratégias de treinamento de força.
Prof. Tiago Aquino - São Paulo
Prof. Mário Pozzi - São Paulo
Prof. Lino Délcio – Ceará
Prof. Ricardo Ribeiro – Ceará
Prof. Vicente Cristino - Ceará
Prof. Adenilson Escóssio - Ceará
Prof. Aurifran Barroso - Ceará
Prof. Jefferson Fiori - São Paulo
Vantagens de ser Aluno Gestão Mix:
Os alunos da GESTÃO MIX possuem vantagens exclusivas para facilitar ainda mais sua vida acadêmica e o desenvolvimento profissional.